27 July, 2005

URGENTE: Paraty está ameaçada! Ajude com abaixo-assinado!

Queridos amigos e amigas, vejam só o que está acontecendo:

----------
From: "Maruska" maruska@amcham.com.br
Date: Tue, 26 Jul 2005 20:47:00 -0300
Subject: Re: Ajudem! URGENTE!!!

Prezados,
Ajudem-me a montar um abaixo assinado para evitar o abuso em destruir uma das costas marítimas e baía mais lindas do país entre Paraty e Angra dos Reis. Estava na audiência pública realizada em Paraty no dia 11 de julho. Escutei os representantes da BRASFELS explanarem sobre o tal projeto de dragagem no fundo de nossa baía. Um pessoal muito despreparado com um discurso bem distante do bom senso e da honestidade. Apresentaram um projeto tão descabido que eu mesma levantei e questionei tamanho descaso da não apresentação de outros dados científicos de analise realizado por outras universidades e não só por uma única, segundo eles, a PUC-RJ e do não convencimento de um possível e catastrófico impacto ambiental, uma destruição sem cabimento e sem medidas a nosso litoral. Leiam, após assinem contra este absurdo e copiem a mensagem e envie para maruskarameck@yahoo.com.br. Penso que se alcançarmos um âmbito nacional, talvez, nós paratienses poderemos impedir tamanha destruição.
Muito obrigada!

Maruska Freire Rameck

www.personalvoz.com

cigarraspousofamiliar@yahoo.com.br

RISCO AMBIENTAL NA BAÍA DE PARATY:

Estaleiro Brasfells pretende jogar argila com metais

pesados na Baía de Paraty . O estaleiro BRASFELS (operando em Angra, nas instalações do antigo Verolme) está construindo uma plataforma de exploração de petróleo e, para retira-la do estaleiro, precisa dragar um canal, movimentando mais de meio milhão de metros cúbicos de material (argila, silte, areia e metais pesados). O destino deste material retirado seria a Baía de Paraty.

No dia 11 aconteceu uma audiência pública na Casa da Cultura, com presença de moradores de Paraty e Angra (inclusive biólogos marinhos, mergulhadores, pescadores, profissionais de turismo, ambientalistas), assim como de autoridades (Prefeito de Paraty, Presidente da Câmara). Também estavam presentes representantes do Grupo Kepel Fells (proprietário do estaleiro) e metalúrgicos que trabalham no obra.

Os locais previstos para se jogar os dejetos seriam o parcel dos meros e a Ponta da Joatinga, locais de riquíssima vida marinha.

O impacto desse despejo vai ser enorme : será uma lâmina de lama de 80 cm.depositada no fundo do mar, liquidando com toda a cadeia alimentar da região (sementes de mariscos e ostras, ovas de peixes, filhotes de camarão). A água ficará turva por um enorme período de tempo, o que prejudicará toda a atividade turística (não só em Paraty, mas em toda a Baía da Ilha Grande).

A audiência se estendeu até às 2h da madrugada, com depoimentos exaltados e a rejeição a esta ação foi total. Ficou acertado que todos os documentos e abaixo-assinados entregues serão analisados no prazo de 10 dias. As reuniões continuam também em Angra.

..............
Assim sendo podem procurá-la via e-mail

No comments: