O DHAMAPADA XVII - Cólera
"Que um homem ponha de lado a cólera, que ele esqueça o orgulho, que se livre de toda a escravidão! Nenhum sofrimento cai sobre o homem que não se apega ao nome e à forma e que a coisa nenhuma chama de sua.
Aquele que domina uma cólera nascente tal como uma carruagem desabalada, a este eu chamo de verdadeiro condutor; aos outros considero apenas como seguradores de rédeas.
Que um homem domine a cólera por meio do amor, que do- mine o mal com o bem; que domine a avareza com a liberalidade, a mentira com a verdade!
Fala a verdade, não cedas à cólera; dá, se te pedirem um pouco; por meio desses três passos chegarás perto dos deuses.
Os sábios que não injuriam ninguém e que sempre controlam seus corpos, esses irão para o lugar que não muda nunca (Nirvana), onde, se tiverem ido, não sofrerão mais.
Aqueles que estão sempre observando, que estudam noite e dia e que se esforçam em prol de Nirvana, terão pôsto um fim a suas paixões.
Eis um velho ditado, ó Atula, não é como hoje - "Eles censuram-no porque fica calado, eles o censuram porque fala muito, também censuram o que pouco diz; não há ninguém no mundo que não seja censurado."
Nunca houve, nunca haverá, nem há agora, um homem que sempre seja censurado, ou um outro que seja sempre elogiado.
Mas aquele a quem os que sabem distinguir louvam continua- mente dia após dia como sem mácula, como prudente e rico em saber e virtude, quem ousaria censurá-lo, sendo ele semelhante a uma moeda feita de ouro tirado do rio Gambu? Até os deuses o louvam ele é louvado até pelo Brahman.
Toma cuidado com a cólera do teu corpo e controla o corpo! Deixa os pecados do corpo e pratica a virtude com o teu corpo!
Cuida da cólera da língua e controla tua língua! Deixa os pecados da língua e pratica a virtude com tua língua!
Toma cuidado com a cólera do espírito e controla teu espírito! Abandona os pecados do espírito e pratica a virtude com teu espírito!
Os sábios que controlam o corpo, que controlam a língua, os sábios que controlam o espírito são na verdade bem controlados."
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment