09 August, 2005

A essência feminina no mundo dos negócios

Rosa Alegria

A visão que a mulher tem do mundo dos negócios é só dela e são os princípios femininos que determinam esta visão. Absolutamente única, e que difere da cultura dominante, essencialmente masculina, criando assim uma nova leitura da realidade e do cotidiano.

Em virtude de este ser, estar, fazer e pensar feminino, a mulher representa para o ambiente de trabalho a abertura de imensos horizontes no caminho da inovação e da produtividade - através de um trabalhar feliz. Até hoje, nas tentativas de construção de um modelo de liderança próprio, ela foi sempre à depositária maior dos conflitos inerentes à sua condição cultural, social e biológica no mundo corporativo.

Por isso, lideranças autenticamente femininas, a partir de suas verdades e qualidades, têm um poder inerente, capaz de mudar o pensamento e o comportamento atualmente vigentes nos ambientes de trabalho, que em sua maioria, sempre foram tradicionalmente masculinos, pautados na competição e no esvaziamento de significados.

O mundo em que vivemos pode melhorar a cada dia se verdadeiras lideranças identificarem e exercerem a sua responsabilidade no contexto sócio-ambiental. As pessoas que trabalham serão mais felizes à medida que relações conscientes estiverem norteando o seu dia a dia no ser e descobrir-se num sentido maior. No contexto de uma nova realidade empresarial, nunca se fez tão necessária à liderança da mulher.

As diferenças sociais, étnicas, culturais e outras que existem entre as mulheres e os homens, historicamente causadoras de conflitos e desencontros, podem passar a exercer, nesse terceiro milênio, forças determinantes na criação e na proliferação de idéias, no enriquecimento das relações e no desenvolvimento de novas e criativas estratégias.

A essência feminina, em sua bela natureza, representa no mundo contemporâneo, uma imensa capacidade de liderar as mudanças que se fazem necessárias, sem as dores das rupturas mas com os prazeres das harmonizações.

O ser feminino está despertando no ambiente de trabalho e com ele abrem-se novos caminhos, relações conscientes e estilos inovadores de liderança.

Rosa Alegria é futurista. www.perspektiva.com

Fonte: REVISTA IDÉIAS & PESSOAS, www.ideias-pessoas.com.br

No comments: