05 August, 2005

De vítimas do passado podemos passar a ser co-criadores do futuro. Assino embaixo: com o Radar 21 você não será surpreendido


Já na 7a. edição, o Radar 21 (www.perspektiva.com.br/radar21) consolida-se como fonte de referência para todas as pessoas físicas e jurídicas que entenderam que decisões eficazes exigem informações seguras a respeito das tendências que, hoje, desenham o futuro.

Criado e dirigido por Rosa Alegria (www.perspektiva.com.br/empresa/rosaalegria.htm), profissional e pessoa maravilhosa, competente e fidedigna, o Radar 21 vem fazendo escola.

Futurista, pesquisadora de tendências, com grande experiência corporativa, humana e acadêmica, ela, Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, é também, por exemplo, diretora-adjunta do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP e do Projeto Millenium do Conselho Americano para a Universidade das Nações Unidas.

Para o Projeto Millenium, com o apoio direto do México, da França, da Alemanha, da Finlândia e da Inglaterra, ela dirige no momento um estudo mundial a respeito do papel da mulher na superação dos desafios do milênio.

A qualidade e confiabilidade de sua atuação é reconhecida internacionalmente também pela China. A Tamkang University (baseada em Taiwan) acaba de reconhecer o valor desta mulher que é uma referência viva de caráter, de solidariedade, de amizade, de confiabilidade, de generosidade e, muito importante, de eficiência: o importante Journal of Futures Studies dessa universidade publicou precioso artigo de Rosa Alegria sobre o método apreciativo (www2.tku.edu.tw/~tddx/data/p101-107.pdf).

O Radar 21 está vinculado a uma equipe de profissionais especializados em tendências (estudos prospectivos) que, além de oferecer uma panorâmica dos principais movimentos que a sociedade, o pensamento, a tecnologia, o ambiente, a economia, etc., estão desenhando para si mesmos (muitas vezes sem saberem a extensão futura do que estão fazendo hoje) oferece ainda serviços especializados para empresas e personalidades que queiram obter um quadro confiável de tendências nas áreas específicas em que atuam.

Com a palavra, Rosa Alegria, no editorial da muito bem vinda 7a. edição do Radar 21 :

A mudança sob um novo olhar

É gratificante começar a sentir o salto evolutivo na percepção de quem está em busca da notícia. O nosso radar está operando e observando a mudança: os filtros convencionais e problemáticos do passado começam a dar lugar ao horizonte interminável de possibilidades, permeando cotidianos e estratégias.

É fundamental lembrar que vivemos numa época sem precedentes: o passado e o presente nunca estiveram tão acessíveis, tão desvendados e tão completos ao nosso alcance, cada vez mais revelados pelos avanços tecnológicos. Somos a única civilização com esse poder nas mãos. A humanidade tem mais de dois milhões de anos, mas num passado não tão distante, há pouco mais de quinhentos anos, diferentes culturas eram ocultadas e separadas entre si pelas fronteiras do desconhecimento. Agora que já chegamos à sociedade do conhecimento e avançamos na aprendizagem do passado e no entendimento do presente, precisamos aprender a desmistificar os territórios ainda misteriosos do futuro. Para darmos esse salto, é preciso adotar um novo olhar para a mudança; em vez de nos assustar e nos deixarmos paralisar com ela, por que não deixar que a mudança nos envolva e nos acarinhe? Não nos resta outro caminho, o tempo é curto e precisamos nos transformar.

Começando pelas vias informativas, passamos a criar uma nova cultura.

Vamos acender os faróis da notícia!

Sejam bem vindos a mais uma edição do Radar 21. Sinta os sinais da mudança e observe a que passo estamos nesse percurso evolutivo. Você vai entrar novamente em contato com os sinais dos novos tempos: vantagem comparativa em ascensão como resultado natural dos novos sistemas econômicos; uma nova consciência de consumo coloca o marketing na berlinda; uma nação inteira sem fio e interconectada como um cérebro humano; o desarmamento social e o movimento pró-saúde e bem estar; processos produtivos que privilegiam a preservação ecológica; o fortalecimento das redes femininas pelas vias cibernéticas; os efeitos sistêmicos do consumo da carne sobre a vida no planeta; novas pistas sobre a origem da vida; a acelerada democratização das TCI's (tecnologias de comunicação e informação); mercados em queda e ascensão na sintonia fina de novas atitudes humanas; o colapso da mídia; os novos caminhos do jornalismo; as máquinas com emoção; a re-orientação social pela ascensão dos mais idosos; robôs e insetos interagem e aprendem; fortificantes cognitivos potencializam a capacidade cerebral, e nós aqui podendo desfrutar da maravilha que é poder co-habitar o planeta Terra nesse momento de intensa transformação. De vítimas do passado podemos passar a ser co-criadores do futuro. Foi para facilitar e acelerar esse processo que criamos o Radar 21.

Já na 7a. edição, celebramos a crescente expansão de nossa rede e o reconhecimento carinhoso de vocês leitores. Manifestações não páram de chegar de todos os que estão adotando o Radar 21 como fonte de referência. A vocês que nos incentivam com sua fiel leitura, nossos calorosos agradecimentos.

Saudações futurísticas
Rosa Alegria

www.perspektiva.com.br/radar21

No comments: